sábado, 10 de setembro de 2011

☻PROGRAMA DA MONTRADARTEKIDS PARA 2011 / 2012☻


Introdução:
Montradartekids pretende oferecer às crianças  dois caminhos no mundo das artes plásticas: Arte no dia à dia e Grafismos.
 Arte no dia à dia,-  A criança irá descobrir a Arte através dos objectos do quotidiano, na cidade, no campo, nos jardins, em casa, criando trabalhos plásticos inspirados na observação do mundo que a rodeia, na natureza, na arquitectura urbana, nos artistas  plásticos que ela  irá conhecer. Desta forma será estimulada para uma intervenção crítica e participativa , irá aprender a ver de uma forma diferente o seu mundo e ao mesmo tempo poderá ser parte activa nele.
Grafismos - De uma forma alternada  o caminho dos Grafismos, fruto da gestualidade, torna-se fundamental para o seu desenvolvimento . Propõem-se actividades que se apoiam nos seus instintos mais primitivos, o prazer de deixar um traço, um sinal. Através de exercícios divertidos pretende-se dar sentido às actividades gráficas, estimular a criatividade, diversificar as propostas gráficas, criar um repertório gráfico, ensinar a distinguir o desenho da escrita, criar momentos de diálogo ou verbalização para dar sentido às produções ou para a ajudar a estruturar as actividades gráficas.
Diário Gráfico - Logo no início do ano é atribuído a cada criança um Diário Gráfico que a irá acompanhar quer na aula quer em casa, onde ela irá registando tudo o que quiser e como quiser . Pretende-se criar uma rotina de registo, desenhos, desenhos e colagens, escrita, notas, desenhos  com colaboração de amigos, dos pais, colagens de fotos , desenhos e escrita. Deste modo estimula-se a capacidade de observação da criança, a memorização de imagens, de ideias, da própria escrita, a organização de um espaço gráfico ou/e plástico, o uso da cor, etc.

APRESENTAÇÃO PROGRAMÁTICA  DAS ACTIVIDADES 


Nota : O número de aulas previsto é calculado para 2 aulas por actividade; porém, poderá ser menor ou maior dependendo do ritmo das crianças e em determinadas actividades poderão ser retirados alguns exercícios caso a idade e a capacidade dos alunos assim o exijam. O número de actividades propostas neste programa poderá ou não ser totalmente cumprido até final do  ano lectivo, dependendo dos factores supra citados. Caso não o sejam serão integradas no ano seguinte.

Arte do dia a Dia

1º – Quem sou eu? Eu sou...
2º - Abecedário
- Vou pintar como ... (nome de um pintor)
4º - Letras de pé

Grafismos

1º - Riscos e arabescos
2º - O jogo do cronómetro
3º - À caça de arabescos
4º - Curvas e curvas !

Arte do dia a dia

5º - O Jogo do Retrato louco pintado
6º - O Jogo do Retrato louco colado
  - Um retrato como os Cubistas
-  Um retrato com pele áspera

Grafismos

5º - Desenhos arabescos como Picasso
-  O meu desenho tem moldura
-  Dominó africano
-  Contornos rectos e desvios

Arte do dia a dia

9º -   Traço e retrato: em sombra chinesa
10º - Retrato com algo na cabeça
11º - Retrato o meu herói
12º - O jogo  do retrato pintado

Grafismos

9º -  Contornos curvos e desvios
10º - Traçar redondos: impressões redondas
11º -  Contornar redondos
12º - Os redondos na água

Arte do dia a dia

13º - O retrato traçado
14º - Folhas das árvores na Arte: vamos emoldurá-las!
15º - Folhas contrastantes: umas sobre as outras
16º -  Nervuras com cor

Grafismos

13º -  Redondos a preto e branco
14º -  Jogos circulares
15º - Combinar elementos gráficos – criar com tracinhos
16º - Desenhar com sinais como Paul Klee

Arte do dia a dia

17º - Nervuras decalcadas: folhas à solta
18º - Trabalhar com a natureza: mostrar o tempo que passa
19º - A Srª Batata de nova fica velha
20º - Árvore das estações do ano: estamos na(o) .................

Grafismos

17º - E viva a espiral ! Espiral de tudo e com tudo!
18º - As linhas nas flores e das flores
19º - O Ponto o nosso pequeno herói: traçados a ovo ponteados a dedo
20º - O Ponto viajante – Rotas de arte

Sem comentários:

Enviar um comentário