quarta-feira, 7 de setembro de 2011

☻MONTRADARTEKIDS - Objectivos específicos☻


Objectivos Específicos


Sociabilidade

      -    Trabalhar em grupo
-         Saber reconhecer o espaço do outro
-         Perceber a individualidade de cada um
-         Partilhar ideias e pontos de vista
-         Aprender a fazer a análise crítica , individual e de grupo
-         Saber dar importância ao silêncio em determinados momentos

Regras de Atelier

-         Conservar o material, limpar e arrumar
-         Obter novos materiais

Liberdade /Autonomia

-         Reconhecer a sala como espaço libertador, na qual a criança pode ser autónoma nas suas acções trabalhando de pé, sentada, produzindo livremente sem ter que se expressar para agradar à professora mas a ela própria, respeitando sempre o espaço e o outro.
-         Saber utilizar e por vezes escolher as técnicas para as criações.

Controle motor

-         Desenvolver a motricidade na utilização de diferentes técnicas artísticas ( desenho, pintura, recorte, modelação, etc)

Autoconfiança

-         Criar gosto pelo  que faz
-         Saber resolver situações novas
-         Incentivar o raciocínio, a capacidade de análise e de decisão
-         Confrontar-se com novas formas de produção
-         Criar a necessidade do gosto por saber mais
-         Valorizar a expressão pessoal

Elementos de forma

-         Reconhecer  espaço aberto, fechado, contorno, dimensões, sentido (vertical, horizontal, diagonal, figuras geométricas, sequências, cor, textura, caracteres diversos)
-         Perceber que a mistura de cores gera novas cores
-         Reconhecer o seu corpo e explorar a representação da figura humana
-         Criar forma a partir da sua imaginação, utilizando intencionalmente os elementos visuais
-         Conseguir passar o “abstracto” para o suporte (papel, cartão, tecido) percebendo que as formas, os seus pormenores, são arbitrária e deliberadamente ignoradas, com o objectivo de enfatizar de maneira cromática o espaço, em benefício de todo o conjunto.
-         Descoberta do Estático e do Movimento que se pode criar na produção plástica.
-         Descobrir que cada um pode criar e produzir diferente dos outros, dentro da mesma proposta, segundo o seu desejo e sensibilidade.

Linguagem / Oralidade

-         Aquisição de vocabulário
-         Criar situações em que a criança se exprima, dando a sua opinião gerando um debate pelo qual vai adquirindo e reforçando conceitos e autoconfiança.
-         Interpretar obras de arte através do diálogo baseado no conhecimento de cada aluno e na ironia
-         Conhecer a história, o estilo e a expressividade de artistas plásticos: sua identidade, vivências e uso de suas técnicas ( exs: Paul Klee, Picasso, Léger, Pollock, Max Ernest, Dubuffet, entre outros)

Sem comentários:

Enviar um comentário