Objectivos Específicos
Sociabilidade
- Trabalhar em grupo
- Saber reconhecer o espaço do outro
- Perceber a individualidade de cada um
- Partilhar ideias e pontos de vista
- Aprender a fazer a análise crítica , individual e de grupo
- Saber dar importância ao silêncio em determinados momentos
Regras de Atelier
- Conservar o material, limpar e arrumar
- Obter novos materiais
Liberdade /Autonomia
- Reconhecer a sala como espaço libertador, na qual a criança pode ser autónoma nas suas acções trabalhando de pé, sentada, produzindo livremente sem ter que se expressar para agradar à professora mas a ela própria, respeitando sempre o espaço e o outro.
- Saber utilizar e por vezes escolher as técnicas para as criações.
Controle motor
- Desenvolver a motricidade na utilização de diferentes técnicas artísticas ( desenho, pintura, recorte, modelação, etc)
Autoconfiança
- Criar gosto pelo que faz
- Saber resolver situações novas
- Incentivar o raciocínio, a capacidade de análise e de decisão
- Confrontar-se com novas formas de produção
- Criar a necessidade do gosto por saber mais
- Valorizar a expressão pessoal
Elementos de forma
- Reconhecer espaço aberto, fechado, contorno, dimensões, sentido (vertical, horizontal, diagonal, figuras geométricas, sequências, cor, textura, caracteres diversos)
- Perceber que a mistura de cores gera novas cores
- Reconhecer o seu corpo e explorar a representação da figura humana
- Criar forma a partir da sua imaginação, utilizando intencionalmente os elementos visuais
- Conseguir passar o “abstracto” para o suporte (papel, cartão, tecido) percebendo que as formas, os seus pormenores, são arbitrária e deliberadamente ignoradas, com o objectivo de enfatizar de maneira cromática o espaço, em benefício de todo o conjunto.
- Descoberta do Estático e do Movimento que se pode criar na produção plástica.
- Descobrir que cada um pode criar e produzir diferente dos outros, dentro da mesma proposta, segundo o seu desejo e sensibilidade.
Linguagem / Oralidade
- Aquisição de vocabulário
- Criar situações em que a criança se exprima, dando a sua opinião gerando um debate pelo qual vai adquirindo e reforçando conceitos e autoconfiança.
- Interpretar obras de arte através do diálogo baseado no conhecimento de cada aluno e na ironia
- Conhecer a história, o estilo e a expressividade de artistas plásticos: sua identidade, vivências e uso de suas técnicas ( exs: Paul Klee, Picasso, Léger, Pollock, Max Ernest, Dubuffet, entre outros)
Sem comentários:
Enviar um comentário