quarta-feira, 24 de agosto de 2011

☻MONTRADARTEKIDS - Conceito☻


“ Toda a criança é um artista “  - Pablo Picasso

Considerando que a prática de Artes Plásticas é de extrema importância quer no desenvolvimento da criança, quer no seu efeito estruturante e ainda as grandes dificuldades que a maioria de todos nós sentimos em apoiar e desenvolver as crianças nesta área artística, Stela Barreto e Sofia Barreto membros fundadores da INICIARTE, em colaboração com esta Associação de Artes Plásticas com sede na Casa das Artes em Portimão, apresentam ao público um projecto inovador de ensino artístico para crianças baseado nas mais contemporâneas correntes pedagógicas europeias.
Por vezes a concepção de ARTE para crianças e a sua tradução na prática estão sujeitas a incorrectas interpretações; uma interpretação subjectiva e restritiva das capacidades pessoais de cada criança  pode conduzir a que algumas delas mais tarde acreditem que não têm qualquer aptidão para a Arte ( desenho, pintura, modelação, etc) !

Com estas aulas pretende-se que qualquer criança desenvolva as suas capacidades criativas, motoras , gráficas, olhe e interprete critica e criativamente o mundo que a rodeia, adquira conhecimentos teórico / práticos  sobre Arte Contemporânea de uma forma adequada à sua idade.
 E ainda que  esteja sempre aberta a novas experiências e materiais, libertando-se de preconceitos  e “vícios” vários adquiridos de uma forma quase natural através das suas vivências quer através da família como de amigos ou mesmo da escola e que muito estrangulam a sua criatividade e forma de pensar e ver a arte.
Aqui ao construir os seus objectos artísticos ( desenhos, pinturas, collages, técnicas mistas, fotos digitais, fotos e pintura, esculturas, instalações...)a criança viaja através do mundo do saber ver , saber interpretar plasticamente,  saber analisar e criticar, saber criar e recriar e por consequência ela própria irá progredir imensamente quer ao nível do domínio cognitivo adquirindo novos conhecimentos e reflectindo sobre eles, afectivo nas relações com os seus pares e professora e psicomotor em todos os trabalhos que irá executar.
Além disso irá trabalhar intensamente o hemisfério direito do cérebro, ou seja, trabalhará o seu campo criativo, artístico, impulsivo, intuitivo, com exercícios adaptados exactamente para esse fim.
Mas ... todo este processo será feito de uma forma divertida e contagiante como convém a qualquer criança deste nível etário.
A “Aventura das Artes Plásticas” é para qualquer criança uma vivência  que sonha experimentar!

MONTRADARTE KIDS pretende oferecer às crianças essas grandes e extraordinárias aventuras cheias de descobertas coloridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário